No dia 12 de setembro do ano de 2000, aconteceu a primeira reunião ordinária da Academia Itapemense de Letras, tendo como um dos assuntos da pauta, a aprovação da Bandeira desta egrégia casa bem como seu texto explicativo.
A Bandeira da Academia Itapemense de Letras – AIL foi criada e idealizada pelo acadêmico e confrade André Gobbo, presidente provisório na época, que nesta 1ª reunião apresentou aos associados a Bandeira e seu significado. A mesma foi aprovada e está registrada no livro de atas.
Descrevo abaixo o significado da Bandeira:
Retângulo amarelo – O retângulo amarelo que envolve o brasão da Academia significa a riqueza da produção dos acadêmicos que virá para fazer parte da história do município. Representa a riqueza não material, mas sim do saber e da intelectualidade.
Círculo Azul – Cidade litorânea, Itapema se destaca a nível internacional pelas suas belezas naturais. O círculo azul representa o Oceano que banha a costa do Município, fonte de vida e de sustento para diversas famílias.
Estrelas – Ao todo são 40 (quarenta) estrelas que simbolizam a imortalidade dos quarenta acadêmicos que fazem parte da Academia Itapemense de Letras.
Mulher com vestido azul e rosa – A mulher estampada na bandeira é a Deusa Minerva, deusa da sabedoria que mesmo caminhando para frente não deixa de olhar para aquilo e para aqueles que já passaram. De certa forma ressalta a sabedoria dos acadêmicos e representa a eternidade.
Bandeira – A bandeira carregada por Minerva traz escrito em latim a palavra “Immortale”, que no português significa imortal – 1. Que não morre eterno, imorredouro. 2. Que nunca terá fim, infindo. 3. Que jamais será esquecido, inesquecível. (Dicionário Aurélio).
Livro Aberto – Estampando o Brasão do Município de Itapema o livro aberto representa o cumprimento dos objetivos dos membros da Academia Itapemense de Letras, em dar apoio à literatura, cultura e história do município através dos registros assinados pelos acadêmicos.
Texto transcrito, do livro ata, por Ilda Helena Cezar
Membro Fundador da AIL, cadeira nº 27 e patrono Lauro Severiano Müller
Itapema 07/07/2023
Comentários
Postar um comentário